Superdotação: apenas um rótulo?
- Cris Beckert
- 20 de mai.
- 2 min de leitura

Algumas pessoas consideram que a superdotação é apenas um “rótulo”. No entanto, se trata
de um conjunto de características cognitivas e comportamentais que influenciam diretamente
o desenvolvimento de um indivíduo. Embora algumas pessoas acreditem que esta
identificação é apenas um “título”, na realidade ela permite que se enxergue a pessoa com
maior dimensão de suas capacidades, recebendo estímulo adequado e compreensão da
família e escola.
A avaliação neuropsicológica de crianças com suspeita de superdotação é essencial para
garantir que recebam o suporte adequado ao seu desenvolvimento. Muitos pais podem
perceber que seus filhos são mais curiosos ou aprendem mais rápido, mas sem uma avaliação
formal, pode ser difícil entender as necessidades específicas da criança.
A avaliação neuropsicológica é uma aliada na compreensão do perfil cognitivo da criança,
evitando diagnósticos errados e favorecendo a adaptação escolar. Além disso, há alguns outros
fatores importantes que este exame permite aferir:
1. Evitar Diagnósticos Errados
Sem uma avaliação correta, crianças superdotadas podem ser confundidas com portadoras de
TDAH (pela inquietação e impulsividade) ou transtornos de ansiedade (pela alta sensibilidade
emocional). Uma identificação equivocada pode levar a intervenções inadequadas.
2. Fornecer Estímulo Adequado
Crianças superdotadas podem se entediar facilmente em ambientes pouco desafiadores,
resultando em desmotivação e até queda no desempenho escolar. Com a avaliação, os pais
podem oferecer oportunidades de aprendizado adequadas.
3. Facilitar a Adaptação Escolar
Com um laudo formal, é possível solicitar adaptações na escola, como:
• Aceleração de série, quando necessário.
• Atividades diferenciadas, para manter o interesse e o engajamento.
• Enriquecimento curricular, com projetos mais desafiadores.
4. Compreender Aspectos Emocionais e Sociais
Muitas crianças superdotadas enfrentam desafios emocionais, como:
• Sensação de não pertencimento.
• Dificuldade em fazer amizades com crianças da mesma idade.
• Frustração com regras ou limitações.
Com uma avaliação, os pais podem aprender a lidar melhor com essas questões e buscar
suporte psicológico se necessário.
5. Prevenir Problemas de Autoestima
ou frustradas por não terem suas habilidades valorizadas. Isso pode levar a problemas
emocionais, como ansiedade e baixa autoestima.
6. Melhorar a Relação Familiar
Pais que entendem melhor as necessidades de seus filhos conseguem se comunicar de forma
mais eficaz, evitar conflitos e criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento saudável
da criança.
A avaliação da superdotação não é apenas para “rotular” a criança, mas para garantir que ela
receba oportunidades compatíveis com seu potencial. Com a orientação correta, pais e
educadores podem proporcionar um crescimento equilibrado, tanto no aspecto intelectual
quanto emocional.
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